Microsoft Bing – Tomando Decisões
Raphael Gerk
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quarta-feira, 27 de janeiro de 2010
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A patente é de março, quando o Bing ainda era chamado de Kumo, que poderia ser o novo nome do sistema de buscas da Microsoft, portanto, o Bing pode não trabalhar exatamente desta maneira, mas, no mínimo, assumiu uma derivação do que foi descrito na patente.
Seria como procurar simplesmente “próximos jogos da seleção brasileira” e esperar resultados, ou de jogos de futebol, ou de vôlei, dependendo da preferência de quem busca.
A Microsoft coloca, como papel de sua search engine, a função de ajudar o usuário a encontrar exatamente o resultado que procura e, para tanto, deve conhecer o histórico do usuário (experiência anterior de busca), buscas realizadas anteriormente e escolha de resultados nas buscas.
Então, ao realizar um conjunto de buscas em torno de um assunto (jogos do brasil, jogos da seleção, …) e escolher repetidamente o mesmo resultado a maioria das vezes (talvez não como primeiro clique, mas passar pelo mesmo resultado a maioria das vezes), então este é um resultado que deve sempre estar presente para este usuário e, provavelmente, se repetir em buscas semelhantes.
- cookie ou login (uma foma de identificação do usuário)
- termos de busca já utilizados anteriormente
- resultados de busca ou uma representação dos resultados considerando os termos buscados
- contagem de quantas vezes os resultados já apresentados foram selecionados
O fato é que leva tempo para que o Bing aprenda quais são seus resultados preferidos, mas uma vez que seja feita uma personalização, os resultados das buscas do usuário tendem a agradá-lo mais. Outro detalhe é que se eu vejo sempre o mesmo conjunto de resultados, ou uma pequena variação deles, eu posso perder diversas outras informações de resultados diferentes dos meus. O que você acha? Personalização ajuda na tomada de decisão? Ajuda a tomar a melhor decisão? Até a próxima!
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