Hillary Clinton diz que Irã está caminhando para ditadura militar
Raphael Gerk
|
segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010
|
0 comments
Secretária de Estado americana falou para estudantes, no Catar.
Perguntada se EUA planejam ataque ao Irã, ela disse que não.
Perguntada se EUA planejam ataque ao Irã, ela disse que não.
A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, disse nesta segunda-feira (14) que o Irã está "se tornando uma ditadura militar", em um novo ataque que aumenta a tensão entre os dois países em função das ambições nucleares iranianas.
Falando para estudantes árabes do campus de Carnegie Mellon, em Doha, no Catar, Hillary disse que a guarda revolucionária iraniana aparentemente ganhou tanto poder que está substituindo o governo. "Irã está se caminhando em direção a uma ditadura militar. Essa é a nossa visão."

A secretária de Estado norte-americana visita o Catar nesta semana (Foto: Maneesh Bakshi/AP)
Na semana passada, o governo anunciou que congelaria os bens de um general da guarda revolucionária nos EUA. Os americanos estão concentrando esforços em ganhar apoio para aplicar mais sanções ao país persa, após o anúncio de que o Irã já está produzindo urânio enriquecido a 20%, embora a produção ocorra sob os auspícios da Agência Internacional de Energia Atômica.
Perguntada se os EUA estavam planejando um ataque ao Irã, Hillary respondeu que não. Segundo ela, a administração Obama está tentando "mandar uma mensagem ao Irã, uma mensagem clara", de que os EUA ainda estão abertos ao engajamento, "mas não esperaremos vagarosamente enquanto vocês prosseguem com um programa nuclear que pode ser usado para ameaçar seus vizinhos e além."

0 comments
Trackback URL | Comments RSS Feed